CursosEventos

Curso – O Feminino e o Masculino em Edith Stein

De novembro de 2020 a janeiro de 2021 a Chouette Cursos e Educação estará oferecendo o curso O Feminino e o Masculino em Edith Stein, organizado em 3 módulos com aulas quinzenais ao vivo, em sala virtual.

Você se inscreve uma vez e pode fazer os 3 módulos, com pagamento à vista ou parcelado em até 3 vezes (matrícula + parcelas).

Em breve, inscrições para o curso com aulas gravadas!

“Segundo a minha convicção, a specie ser humano se desdobra na specie dupla ‘homem’ e ‘mulher’, de modo que a essência do ser humano, em que não deve faltar nenhum traço de um ou de outro lado, se manifesta de uma dupla maneira revelando-se a marca específica em toda a estrutura do ser. Não é só o corpo material (Körper) ou as funções fisiológicas que são diferentes, a vida toda do corpo vivenciado (Leib) é diferente, a relação entre a alma e o corpo vivenciado é diferente, e no âmbito da alma difere a relação entre o espírito e a sensitividade, bem como a relação entre as diversas forças espirituais.”

Edith Stein

Conteúdo do curso

A Antropologia dual de Edith Stein em diálogo com outras antropologias.

Alma masculina e alma feminina segundo a literatura

A concepção dual em diálogo com as necessidades do mundo atual


A professora

Maria Cecília Isatto Parise
http://lattes.cnpq.br/5489741397191848

Mestre em História da Filosofia pela Universidade de Paris I – Panthéon/Sorbonne em 1990 sob a direção do Prof. Bernard Bourgeois: La Figure de la Belle Ame dans la Phénoménologie de l’Ésprit (A figura da Bela Alma na Fenomenologia do Espírito de Hegel). Área de pesquisa: “História da Filosofia”.

Doutoranda de 1990 a 1993 na Universidade de Paris I – Panthéon/Sorbonne sob a direção do Prof. Bernard Bourgeois. Aprovação do tema da tese de doutorado: La notion de figure dans la Phénoménologie de l’Ésprit de Hegel (A noção de figura na Fenomenologia do Espírito de Hegel).

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP em 2014 sob a direção do Prof. Dr. Juvenal Savian Filho: As colorações da alma na análise da pessoa humana segundo Edith Stein. Área de pesquisa: “Metafísica e Linguagem”.

Membro dos seguintes grupos de pesquisa:

  1. O pensamento de Edith Stein”, UNIFESP, sob direção do Prof. Juvenal Savian Filho;
  2. Grupo de Estudos Filosofia Fenomenológica de Edith Stein (GEFFES) – UFC, Fortaleza, sob a direção da prof. Ursula Anne Matthias;
  3. Grupo de Estudos Teresa D’Ávila – GESTA, do Instituto Santa Teresa Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA, Lorena – SP
  4. Membro do Grupo de Trabalho ANPOF: “O pensamento fenomenológico de Husserl, Edith Stein e o Círculo de Gotinga”.

Professora palestrante e membro do Conselho consultivo da Oficina Municipal (uma Escola de Cidadania e Gestão Pública voltada à formação de pessoas que se dedicam à gestão de políticas públicas municipais).

Em 2018 juntamente com Suzana Filizola, Patrícia Teixeira, Manuele Cruz estudiosas em Edith Stein, criou o site Edith Stein – Estudos e integradores da pessoa humana (edithstein.com.br), que atualmente conta também com a colaboração de Magna Rocha.