Registro do V Simpósio Internacional Edith Stein

O “Encontro dos encontros”, frase que definiu o que foi vivenciado pelos participantes do V Simpósio Internacional Edith Stein, realizado entre os dias 28 a 30 de agosto de 2019 no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. Esse simpósio busca aprofundar o debate sobre a atualidade do pensamento steiniano, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais.

Evento bianual, em 2019 comemoram-se 10 anos desde a primeira edição: o 1º foi realizado em Fortaleza; o 2º em Salvador, o 3º em Belo Horizonte e o 4º em João Pessoa. Segundo Moisés Rocha, um dos organizadores, a ideia é que o simpósio seja itinerante e que passe por todas as capitais do Brasil para propagar o pensamento de Edith Stein.

Marcado por reunir pesquisadores de diversas áreas abordadas por Edith Stein (teologia, filosofia, antropologia, psicologia e direito) de diversas localidades, este ano se reuniram participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Sul, Tocantins, Amazonas e Distrito Federal.

Estiveram presentes também participantes internacionais: a Prof. Lic. Marzena Rachwalska, do Museu Edith Stein da Polônia, apresentou A Mulher: obra prima da criação de Deus; a Profa. Dra.  Anneliese Meis, do Centro de Estudos Edith Stein da Universidade Católica do Chile, apresentou La certeza de ser  en cuanto experiencia intersubjetiva, según Edith Stein,  Aus einer judischen Familie e o prof. Francesco Alfieri da Itália, que falou sobre Edmund Husserl – Edith Stein – Martin Heidegger. Retorno às raízes da Fenomenologia.

» » Download das fotos em alta definição para divulgações:



Galeria de fotos do 1º dia:

Galeria de fotos do 2º dia:

Galeria de fotos do 3º dia: