Newsletter

Newsletter – maio 2019

Angela Ales Bello em entrevista a Monica Mondo

No último dia 14 de abril, Mônica Mondo entrevistou a pesquisadora Angela Ales Belo no programa Soul da TV2000 da Itália. O vídeo está em áudio original italiano e logo abaixo disponibilizamos o vídeo transcrito e traduzido em português, bem como um relato da experiência da tradutora com o conteúdo traduzido. Tradução de: Valquiria Gonçalves de Oliveira. Revisão: Tommy Akira…


Teologia da cruz e espiritualidade do abandono em Edith Stein

Palestra da Dra. Teresa Messias, da FCH da Universidade Católica de Portugal (UCP) no Congresso “A busca da verdade em Edith Stein” de 2016, promovido pelos carmelitas descalços de Portugal. A Dra. Teresa é formada em teologia, com tese sobre Urs von Balthasar, especialista também nos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Nessa belíssima palestra, a Dra. Teresa Messias …


Verdade, Saber e Poder na Filosofia da Idade Média

Acaba de ser publicado o livro Verdade, Saber e Poder na Filosofia da Idade Média pela Editora CRV-Curitba, organizado por Nilo César Batista da Silva. Esse livro é uma coletânea de textos de Filosofia produzidos por pesquisadores em diferentes contextos de pesquisa nas diversas universidades brasileiras. Pretende oferecer ao leitor uma breve reflexão em atenção a um problema basilar para…


Dignidade da Mulher, Maternidade e Escolhas

4 de maio – 9h-12h – PUC-SP O objetivo do encontro é discutir a valorização e o respeito à mulher, dentro de uma visão integral da condição feminina. A mesa-redonda se articula em duas explanações, uma voltada à visão integral da mulher, na perspectiva cristã, a partir do pensamento de Edith Stein, e outra enfocando um problema específico, a condição das gestantes em crise. Nessa segunda parte, …


I Simpósio de Fenomenologia do Corpo

8 de junho – 8h-17h – Hemocentro Ribeirão Preto REALIZAÇÃO: Persona – Grupo de estudo e trabalho sobre a Pessoa Humana APOIO: Arquidiocese de Ribeirão Preto, Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl, Hemocentro de Ribeirão Preto OBJETIVO: desenvolver um estudo sobre o homem na perspectiva de uma antropologia integral que o considere nas suas dimensões de corpo, alma e espírito, sendo o corpo a condição para a sua presença na história, na cultura e para as relações intersubjetivas. PÚBLICO ALVO: Assistentes sociais, filósofos, psicólogos, sociólogos, professores, educadores, religiosos, profissionais da área da saúde, estudantes universitários…

Newsletter – maio 2019

por site Edith Stein Tempo de leitura: 2 min