Livrossobre Edith Stein

Bibliografias steinianas

Publicações da Editora Paulus

Vida De Uma Família Judia E Outros Escritos Autobiográficos
Autora:Edith Stein
Tradução: Maria do Carmo Ventura Wollny e Renato Kirchner
Revisão da tradução e revisão técnica: Juvenal Savian Filho
Editora Paulus

A edição inaugural da Coleção “Obras de Edith Stein” contém escritos autobiográficos da filósofa, mártir e santa. Grande parte do livro se constitui do texto Vida de uma família judia (1933-1939), dividido nas seguintes seções: 1) Memórias de minha mãe; 2) História de nossa família: as duas irmãs mais novas; 3) Preocupações e tensões na família; 4) O desenvolvimento das duas irmãs mais novas; 5) Os anos de estudo em Breslávia; 6) Diário dos corações de duas jovens; 7) Anos de estudo em Gotinga; 8) Serviço no Hospital Militar de Weisskirchen na Morávia; 9) Encontros exteriores e decisões interiores; 10) O exame rigorosum em Friburgo.
Outros textos autobiográficos que integram a presente edição são: Uma contribuição para a crônica do Carmelo de Colônia: I. Como cheguei ao Carmelo de Colônia (1938); Curriculum Vitae (1916); Peça humorística para a festa de casamento de Erna Stein e Hans Biberstein (1920); Consagração ao Sagrado Coração de Jesus (1939); Testamento (1939); Oração ao Sagrado Coração de Jesus (1939).
Por fim, há também um texto escrito em 1949 por Erna Biberstein, a quem Edith era muito ligada.
Para acessar:
http://www.paulus.com.br/loja/vida-de-uma-familia-judia-e-outros-escritos-autobiograficos_p_4772.html

A Formação da Pessoa em Edith Stein
Autora: Adair Aparecida Sberga
Editora Paulus

Em “A formação da pessoa em Edith Stein”, o leitor toma conhecimento da rica abordagem apresentada pela filósofa, educadora, religiosa e mártir Edith Stein sobre a antropologia filosófica, que delineia um conhecimento das estruturas do ser humano, imprescindível para acionar uma proposta formativa para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Com base nas pesquisas das obras e artigos de conferências de Stein, Adair Sberga apresenta de forma clara, didática e acessível o conceito de formação (Bildung) como um processo gradativo de crescimento que modela o corpo e a alma. No centro da alma está o núcleo, a base qualitativa pessoal, onde se ancoram as raízes das potencialidades da pessoa.
Para acessar:
http://www.paulus.com.br/loja/a-formacao-da-pessoa-em-edith-stein-um-percurso-de-conhecimento-do-nucleo-interior_p_3863.

Diálogos com Edith Stein – filosofia, psicologia, educação
Organizadores: Miguel Mahfoud/ Juvenal Savian Filho

Este é um conjunto de quinze textos em que o pensamento de Edith Stein dialoga com diferentes formas de pensar e com os leitores de hoje. Centrando-se no diálogo com a Filosofia, a Psicologia e a Educação, os textos resultam do III Simpósio Internacional Edith Stein, momento ímpar de partilha de experiências e pesquisas, e versam sobre o confronto steiniano com o pensamento de Heidegger e com teóricos da Psicologia; a correspondência de Edith Stein com Roman Ingarden; algumas reflexões sobre a empatia; o debate entre idealismo e realismo; a aplicação de dados fenomenológicos à prática terapêutica; a pessoa, a comunidade, a comunhão e a formação; a essência da motivação; as semelhanças e diferenças entre Edith Stein, Simone Weil, Pavel Florenskij, Romano Guardini, Hedwig Conrad-Martius e Pierpaolo Donati.
Para acessar:
http://www.paulus.com.br/loja/dialogos-com-edith-stein-filosofia-psicologia-educacao_p_4575.html

Bibliografias steinianas

por Patrícia E. de Lima Teixeira Tempo de leitura: 2 min