Patrícia Espíndola de Lima Teixeira

Patrícia E. de Lima TeixeiraDoutoranda no Programa de Pós-graduação em Teologia Sistemática da PUCRS. Possui mestrado em Teologia Sistemática (PUCRS, 2017) com a pesquisa: “A formação integral da pessoa em Edith Stein – aspectos teológicos e pedagógicos”. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAPA, 2007), pesquisou a “A estrutura familiar e sua influência na constituição do sujeito autor”. Com experiência na área clínica, integrou grupos de pesquisas com foco nos aspectos objetivantes, subjetivantes e sistêmicos do ensino e aprendizagem. Licenciada em Pedagogia (PUCRS, 2000).

Sua história na educação integra o exercício docente em diferentes níveis de ensino e supervisão pedagógica na rede privada e municipal de ensino de Porto Alegre. Atualmente, coordena o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. Docente em cursos nas áreas da Educação e Teologia. Presta assessoria psicopedagógica: prevenção, diagnóstico, intervenção e consultoria. Integra a Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul3/CNBB.

Conheceu o pensamento de Edith Stein em 2015, no III Simpósio em Edith Stein, ocorrido em Belo Horizonte. Em 2016, esteve na organização do primeiro Seminário em Antropologia Teológica em Edith Stein, promovido pelo PPG em Teologia da PUCRS. De lá para cá, busca aprofundar a pesquisa na antropologia steiniana, relacionando-a com aspectos do cotidiano educacional e teológico pastoral. Participa do grupo de pesquisa em Edith Stein e o Círculo de Gotinga (Unifesp). Possui interesse nas seguintes pesquisas: Educação: infância, adolescência e juventude; Antropologia Filosófica e Teológica.