Maria Cecília Isatto Parise
Mestre em História da Filosofia pela Universidade de Paris I – Panthéon/Sorbonne em 1990 sob a direção do Prof. Bernard Bourgeois: La Figure de la Belle Ame dans la Phénoménologie de l’Ésprit (A figura da Bela Alma na Fenomenologia do Espírito de Hegel). Área de pesquisa: “História da Filosofia”.
Doutoranda de 1990 a 1993 na Universidade de Paris I – Panthéon/Sorbonne sob a direção do Prof. Bernard Bourgeois. Aprovação do tema da tese de doutorado: La notion de figure dans la Phénoménologie de l’Ésprit de Hegel (A noção de figura na Fenomenologia do Espírito de Hegel).
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP em 2014 sob a direção do Prof. Dr. Juvenal Savian Filho: As colorações da alma na análise da pessoa humana segundo Edith Stein. Área de pesquisa: “Metafísica e Linguagem”.
Em 2018 juntamente com Suzana Filizola, Patrícia Teixeira e Manuele Cruz, estudiosas em Edith Stein, criou o site Edith Stein – Estudos e integradores da pessoa humana (edithstein.com.br), que atualmente conta também com a colaboração de Magna Rocha e Soraya Ferreira.
Magna Celi Mendes da Rocha
Desde a graduação em Pedagogia (UFPB-2000), interessa-se e atua na Formação de Professores, em uma perspectiva inclusiva e integral. Trabalhou como bolsista (Prolicen) com formação de professores da Zona Rural, em um município do Cariri paraibano (Coxixola) em uma da parceria da prefeitura do Município e a Universidade Federal da Paraíba.
Em 2010, já tendo iniciado o Doutorado, conheceu o pensamento de Edith Stein em um Encontro Internacional, promovido pela UNIFESP, com a professora Angela Alles Bello (Università Lateranense de Roma). O encontro com o pensamento de Edith Stein foi forte o suficiente para promover uma mudança no projeto de pesquisa de doutorado, já em andamento.
Em 2014 defendeu sua tese de doutorado com o título “O Sentido de Formação em Edith Stein: Fundamentos para uma Educação Integral”.
Atualmente trabalha no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro e na UNIVESP (Universidade Virtual de São Paulo), como Supervisora Pedagógica do Curso de Pedagogia.
Soraya Cristina Dias Ferreira
Doutora (2020) e Mestra (2011) em Ciências da religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Analítica Junguiana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Instituto Junguiano de MG/AJB (2003-2004). Graduada em Psicologia (2002) e licenciada em Psicologia (2001) pela Universidade FUMEC/MG. Psicóloga, Professora e Palestrante no Instituto Superior Pedagógico Público de Nuestra Señora de Chota no Peru (2005). Participou da formação de Analista Junguiana pelo Instituto C. G. Jung MG/ICGJMG, filiado à Associação Junguiana do Brasil/AJB e à International Association for Analytical Psychology/IAAP (2006-2010). No período doutoral participou de cursos e congressos (presenciais e online) na Universidad de la Mística, CITeS Ávila/Espanha.
Pesquisa: Edith Stein e o Círculo de Gotinga pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Pluralismo Religioso, Diálogo e Linguagem/Temática: Espiritualidade e Mística pela PUC Minas (https://www.repludi.com.br/).
Co-fundadoras do site
Suzana F. Brasiliense Carneiro
Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP-SP) – A formação humana em contexto de violência: uma compreensão clínica a partir da fenomenologia de Edith Stein (FAPESP); Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – A articulação entre escola e comunidade do entorno em um projeto de literatura marginal: um olhar fenomenológico (CAPES). Especialização em Teologia pela Universidade Lateranense de Roma, Itália (PUL) – A conversão como evento de Graça e como mudança na pessoa do convertido segundo as Confissões de Santo Agostinho. Atua em consultório particular e na área de formação humana em comunidades. Membro do grupo de pesquisa Edith Stein e o Círculo de Gotinga (Unifesp). Professora do curso “Princípios para ação social e política (PASP)” da Oficina Municipal: Escola de Cidadania e Gestão Pública.
Patrícia E. de Lima Teixeira
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Teologia Sistemática da PUCRS. Mestre em Teologia Sistemática (PUCRS, 2017) com a pesquisa: “A formação integral da pessoa em Edith Stein – aspectos teológicos e pedagógicos”. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAPA, 2007) e licenciada em Pedagogia (PUCRS, 2000). Pesquisa principalmente temáticas relacionadas à psicopedagogia e educação, antropologia personalista e teológica.
Manuele Porto Cruz
Mestre em Filosofia, com ênfase em Filosofia da Religião e tema “Pessoa, Comunidade e Empatia em Edith Stein”. Licenciada em Filosofia e Bacharel em Teologia. Grande entusiasta dos estudos steinianos relacionados à Fenomenologia, Personalismo Filosófico, Educação, Mística cristã e Teologia.