EventosVídeos

Lives: Espiritualidade, Mística e Educação em Edith Stein

A obra de Edith Stein (1891-1942) está centrada na compreensão da pessoa humana, em tudo o que a constutui, numa visão integral. Os aspectos evidenciados por ela diziam muito respeito ao momento em que ela própria vivia. Edith Stein é uma autora que personifica a coerência entre vida e obra.

Conhecendo o tempo histórico e político em que viveu, podemos dizer que vivenciou tempos sombrios, situações-limite. Sabemos que em tempos de crises profundas é necessário separar o essencial do acessório, o que é precioso do que é vil.

Stein foi sendo conduzida a uma busca cada vez mais profunda a respeito da essência das coisas, seguindo o método fenomenológico, uma busca incessante pela verdade sobre o ser humano.

Nessa busca, marcada por muitos encontros, a espiritualidade carmelita causou um impacto revolucionário em sua vida. Uma revolução que aconteceu de dentro para fora.

A Dimensão Mística e Carmelitana na Vida de Edith Stein

Sobre essa Dimensão Mística e Carmelitana na Vida de Edith Stein convidamos o Prof. Dr. Renato Kirchner para dar início à Série de lives “Espiritualidade, Mística e Educação em Edith Stein.”

Renato Kirchner é Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião e diretor da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas.

Participou da tradução dos Escritos Autobiográficos de Edith Stein para o português ( STEIN, E. Vida de uma família judia e outros escritos autobiográficos. Trad. Maria do Carmo Ventura Wollny e Renato Kirchner; revisão técnica de Juvenal Savian Filho. São Paulo: Paulus, 2018.)

Recentemente, publicou o artigo Vestígios da Trajetória de Edith Stein rumo ao Carmelo ( KIRCHNER, Renato. Vestígios da trajetória de Edith Stein rumo ao Carmelo. Revista Pistis Praxis, [S.l.], v. 13, mar. 2021.)

Edith Stein para principantes

Irmã Jacinta Turolo Garcia é religiosa do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma).

É a primeira doutora brasileira a concluir uma tese sobre Edith Stein, sendo uma das principais responsáveis pela difusão do pensamento da autora no Brasil. Debruçou-se sobre a questão da formação da pessoa humana e os aspectos pedagógicos da obra de Edith Stein.

Nessa live, ocorrida em 10 de junho de 2021, Irmã Jacinta se dirigiu especialmente àqueles que têm interesse, porém ainda não aprofundaram seus estudos sobre Edith Stein.

A suprema arte da educação em Edith Stein

Live de 9 de setembro com o Prof. Dr. Everaldo dos Santos Mendes, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Reitor do Instituto Edith Theresa Hedwing Stein – ISTEIN.

A recepção de Edith Stein na América Latina: perspectiva histórica

Live de novembro com Danilo Souza Ferreira, doutorando e mestre em História pela Universidade Federal de ouro Preto e Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro da Rede Latino Americana de história Pensada e membro do The International Association for the Study of the Philosophy of Edith Stein (IASPES).

Autor

  • Magna Celi Mendes da Rocha

    Pedagoga (UFPB) com Mestrado e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP). Pós-Doutorado em Teologia (PUC-PR) Autora do livro: Edith Stein para educadores: formação integral em tempos de fragmentação. Trabalha no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro. UNIVESP (Universidade Virtual de São Paulo) - Supervisora Pedagógica do Curso de Pedagogia. Professora Convidada da Faculdade de Teologia (PUC-SP) - Especialização em Teologia e Ensino Religioso