EventosVídeos

Lives: Força e atualidade de Edith Stein

Em meados de abril, no auge da pandemia do CoronaVirus e dos grandes desafios que sobrevieram sobre a humanidade, fui movida pelo desejo de difundir o pensamento de Edith Stein (1891-1942), pelas redes sociais. Uma mulher que viveu em um tempo muito sombrio, marcado pelas duas grandes Guerras Mundiais e o Nazismo. Uma intelectual, doutora em filosofia, que soube enfrentar os desafios de sua época de maneira muito original.

Na mesma época, a Comunidade Católica Shalom, da qual faço parte, estava estruturando sua programação de atividades virtuais.

Partilhei com o Coordenador Apostólico, Thiago Hummel, o desejo de fazer lives e convidar pesquisadores de várias áreas do conhecimento, com formação acadêmica sólida, para tratarmos de temáticas atuais a partir do pensamento e da vida da autora, que também tenho estudado nos últimos dez anos.

Ele acolheu com muita prontidão e desde o dia 23 de abril temos feito lives semanais no Instagram Shalom São Paulo, sempre convidando pesquisadores de vários estados, de áreas distintas (Educação, Psicologia, Filosofia, Teologia).

A Coordenadoria da Pastoral Universitária da PUC-SP, na pessoa do Pe. Rodrigo Pires tem incentivado e favorecido essa iniciativa. Tem nos impressionado o alcance das lives: são jovens, profissionais, intelectuais, seminaristas, religiosos, brasileiros e de outros países.

Por meio de Edith Stein está sendo compartilhado, além do conhecimento, a força e a fecundidade de uma vida plenamente realizada.


Mística, santidade e missão em Santa Teresinha e Edith Stein – Frei Patrício Sciadini – 02/10 – Live #23

A vida intelectual – Luiz Felipe Pondé – 24/09 – Live #22

Edith Stein e Victor Frankl: empatia e sentido de vida – Élison Santos – 17/09 – Live #21

Veja todas: pág 1pág 2pág 3pág 4pág 5