EventosVídeos

Lives: Força e atualidade de Edith Stein

Em meados de abril, no auge da pandemia do CoronaVirus e dos grandes desafios que sobrevieram sobre a humanidade, fui movida pelo desejo de difundir o pensamento de Edith Stein (1891-1942), pelas redes sociais. Uma mulher que viveu em um tempo muito sombrio, marcado pelas duas grandes Guerras Mundiais e o Nazismo. Uma intelectual, doutora em filosofia, que soube enfrentar os desafios de sua época de maneira muito original.

Na mesma época, a Comunidade Católica Shalom, da qual faço parte, estava estruturando sua programação de atividades virtuais.

Partilhei com o Coordenador Apostólico, Thiago Hummel, o desejo de fazer lives e convidar pesquisadores de várias áreas do conhecimento, com formação acadêmica sólida, para tratarmos de temáticas atuais a partir do pensamento e da vida da autora, que também tenho estudado nos últimos dez anos.

Ele acolheu com muita prontidão e desde o dia 23 de abril temos feito lives semanais no Instagram Shalom São Paulo, sempre convidando pesquisadores de vários estados, de áreas distintas (Educação, Psicologia, Filosofia, Teologia).

A Coordenadoria da Pastoral Universitária da PUC-SP, na pessoa do Pe. Rodrigo Pires tem incentivado e favorecido essa iniciativa. Tem nos impressionado o alcance das lives: são jovens, profissionais, intelectuais, seminaristas, religiosos, brasileiros e de outros países.

Por meio de Edith Stein está sendo compartilhado, além do conhecimento, a força e a fecundidade de uma vida plenamente realizada.


A Educação em Edith Stein com Patricia Teixeira. 23/04/2020 – Live #1

Doutoranda em Teologia Sistemática da PUCRS com ênfase em Antropologia, na linha de pesquisa: Teologia e Pensamento Contemporâneo. Possui mestrado em Teologia (PUCRS, 2017) com a pesquisa: A formação integral da pessoa em Edith Stein – aspectos teológicos e pedagógicos. Pós-graduação em Filosofia e Autoconhecimento (PUCRS/ jul 2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAPA, 2007) e licenciada em Pedagogia (PUCRS, 2000). Membro do grupo de pesquisa em Edith Stein e o Círculo de Gotinga (UNIFESP) e do Grupo de Estudos em Filosofia Fenomenológica de Edith Stein (UFC). Corresponsável pela produção de conteúdos do site Edith Stein – Estudos Integradores da Pessoa Humana.

A empatia em Edith Stein com Patricia Teixeira. 30/04/2020 – Live #2

A Era digital e o dialogo com novas gerações – Live #3

Não tem vídeo gravado.

A questão do feminino em Edith Stein com Maria Cecília Isatto Parise 14/05/2020 – Live #4

Mestre em História da filosofia- Paris I, Sorbonne; Mestre em filosofia – UNIFESP. Pesquisadora, palestrante, professora e membro consultivo da Oficina Municipal; Idealizadora e co-responsável pela produção de conteúdo do site edithstein.com.br

Auto conhecimento em Edith Stein e Santa Teresa com Ursula Matthias. 21/05/2020 – Live #5

Doutora e mestre em Filosofia e Bacharel em Filosofia e Teologia. Professora de Graduação e Pós graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Trabalho Edith Stein e do Círculo de Gotinga da ANPOF. Coordenadora do Grupo de Estudos em Filosofia Fenomenológica de Edith Stein (GEFFES) da UFC. Tradutora das obras originais de Edith Stein para o português.

Parte 1
Parte 2

Formação da pessoa em Edith Stein com Adair Sberga. 28/05/2020 – Live #6

Ir. Adair Aparecida Sberga (FMA) é formada em Filosofia, História e Pedagogia, mestre em Educação pela UPS/Roma e Doutora em Psicologia pela USP/SP. Atualmente é 1ª Diretora Vice-Presidente da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), Diretora Executiva da Rede Salesiana de Escolas (RSB-Escolas), Editora-chefe da Revista de Educação da ANEC. Autora de artigos e livros, dentre eles: Voluntariado Jovem: construção da Identidade e Educação Sociopolítica”; “A formação da Pessoa em Edith Stein: um percurso de conhecimento do núcleo interior”, da Editora Paulus.

Parte 1
Parte 2

Luto e Força Vital – 04/06/2020 – Live #7

Maria Inês Castanha de Queiroz
Doutoranda em Filosofia pela UFC com a pesquisa sobre o conceito de Força Vital na obra de Edith Stein.
Mestre em Psicologia pela UFMG com a pesquisa teórica sobre a relação da virtude com a elaboração de sentido de vida no processo do luto.
Graduada em Psicologia, UFMG (1985). – Psicoterapeuta e Especialista em Psicologia Clínica desde 1986.
Coordenação de Grupos de Apoio ao Luto (de 2003 a 2009 na Rede API).
Membro do Grupo de Trabalho Edith Stein e o Círculo de Gotinga da ANPOF.
Membro do Grupo de Pesquisa Edith Stein da Unifesp com prof. Juvenal Savian Filho. Atualmente participa da Coordenação do GEFFES, Grupo de Estudos de Psicologia Fenomenológica de Edith Stein com prof. Dra. Ursula A. Mathias.

Parte 1
Parte 2

Psicologia e Escuta Suspensiva com Cristiano Barreira. 11/06/2020 – Live #8

Cristiano (Roque Antunes) Barreira
Diretor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP-USP).
Orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Presidiu a ABRAPESP, a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, de 2017 a 2019.
É psicólogo formado pela USP no ano de 2000, onde também fez seu doutorado defendido em 2004.

Moisés Rocha- Panorama Steiniano no Brasil- 18/06 – Live #9

Jovens e Suicídio – Live #10

Andrés Antúnez – Professor de Psicopatologia, Avaliação Psicológica e Psicoterapia do Instituto de Psicologia e Coordenador do Escritório de Saúde Mental da Pró-Reitoria de Graduação da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Iniciará atividades como professor subsidiário do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Parte 1
Parte 2

Autenticidade e núcleo pessoal – Achilles Coelho- 02/07 – Live #11

Doutor em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto, Mestre em Psicologia pela UFMG. Realizou estágio na Pontificia Università Lateranense di Roma, na Area Internazionale di Ricerca Edith Stein nella Filosofia Contemporanea, sob orientação da Profa. Dra. Angela Ales Bello. É psicólogo clínico desde 2001 e atualmente leciona no Centro Universitário FIPMOC em Montes Claros/MG.

Vivência Comunitária – Suzana Carneiro-09/07 – Live #12

Lives: Força e atualidade de Edith Stein

por Magna Celi Mendes da Rocha Tempo de leitura: 5 min