Grupos de Estudo

Seminários Investigativos: a clínica e a escolaridade

Instituição a que está vinculado:
Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon – Instituto de Psicologia (IPUSP)

Pessoa (s) responsável (eis):
Prof. Dr. Gilberto Safra e Profa. Dra. Sonia Maria Parente.

O que motivou a criação do grupo:
Analisar as implicações das mudanças nas configurações familiares e no modelo educacional para a clínica contemporânea e o cuidado de crianças e adolescentes. As reuniões são quinzenais e ocorrem as sextas-feiras, na sala 22, do bloco F do Instituto de Psicologia.

Histórico:
Há dois momentos do grupo. O primeiro, no período de outubro de 2015 até início de 2017, contou com a participação de 08 pessoas (psicólogos, sociólogo, professores e pós-graduandos em psicologia). O material estudado foi o seguinte:

  • A Visão Educativa de Edith Stein, de Éric de Rus
  • Hermenêutica na situação clínica: o desvelar da singularidade pelo idioma pessoal de Gilberto Safra.
  • DVDs – Aulas de Gilberto Safra:
    – DVD1 Porque estudar Edith Stein e DVD2–Implicações para a prática clínica, pedagógica e para as ciências humanas da Série Fundamentos do Pensamento de Gilberto Safra.
    – DVD – Edith Stein, a estrutura da pessoa humana: epistemologia da Série Contribuições dos Grandes Místicos para a Prática Clínica.

Foram realizados também 02 encontros temáticos:
– Refletindo sobre situações limites do cotidiano profissional
– Refletindo sobre ética e técnica em intervenções grupais

No segundo momento, a partir de 2018, nosso objetivo é repensar a educação e a clínica com base na visão educativa de Edith Stein aprofundando o estudo do livro A estrutura da pessoa humana em diálogo com Winnicott e Gilberto Safra.
No mês de junho também foi realizada a Mesa Redonda: “Reflexão histórica sobre o cuidado de crianças e adolescentes em situação de risco”.

Participantes do grupo:

  1. Heloisa K. Porto Alegre (Psicóloga)
  2. Marcelo Cabral  (Sociólogo)
  3. Sandra A  B. Palma Clemente (Psicóloga)
  4. Maria Beatriz Mazzolini (Psicóloga)
  5. Luiz Claudio Bido (Psicólogo)
  6. Soraya Bido (Psicóloga)
  7. Carmen Silvia Nogueira  Psicóloga)
  8. Maria Cecília Isatto Parise (Filósofa)
  9. Gabriela Bal (Terapeuta e eutonista)
  10. Sonia Maria Parente (Psicóloga e coordenadora do grupo)

No momento, o grupo não está aberto.

Contatos:
Luiz Claudio Bido: bido.282828@gmail.com
Sonia Maria Parente: smparente@terra.com.br

Autor

  • Maria Cecília Isatto Parise

    Maria Cecilia Isatto Parise possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em História da Filosofia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo na linha de pesquisa "Metafísica, Ciência e Linguagem". É professora palestrante e membro do Conselho consultivo da Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Pública de SP. Professora convidada pelo departamento de pós-graduação em Teologia da PUCSP, onde ministra disciplinas no curso de extensão em teologia e ensino religioso. É cofundadora e cogestora do site edithstein.com.br. – Estudos Integradores da Pessoa Humana. Fundadora e diretora da Chouette Cursos e Educação. Membro do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche de Roma.
    Membro, no Brasil, dos Grupos de Pesquisa: GT Edith Stein e o Círculo de Gotinga. O pensamento de Edith Stein da Universidade federal de São Paulo; Grupo de Estudos de Filosofia Fenomenológica de Edith Stein, da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em ética e idealismo alemão - especialmente em Georg Friedrich Hegel, e no pensamento contemporâneo - especialmente na fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein. Atua principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia, antropologia filosófica, fé e razão. Investiga os temas: liberdade, subjetividade e intersubjetividade, relação da pessoa humana com Deus, identidade e gênero. É coautora do livro Masculino e Feminino na Fenomenologia de Edith Stein publicado em 2020, além da participação na produção de outros livros e da publicação de artigos acadêmicos na área da Filosofia. Atua também como tradutora para o português de textos e conferências dos fenomenólogos: Profa. Dra. Angela Ales Bello e o Prof. Dr. Éric de Rus.

    View all posts