Linha do tempo Edith Stein – 1936

(Fotomontagem de mãe e filha se reconciliando com um abraço)
A doença da Sra. Augusta também foi um tempo em que, segundo a própria Edith, “o Senhor bateu na porta de minha mãe para prepará-la para a viagem rumo à eternidade. […] Há apenas oito dias ela me escreveu com muita ternura.” (Carta à madre Petra Brüning, de 23 de junho de 1936). O que Edith mais queria é que a relação na sua mãe pudesse retornar a paz.

Em 10 de janeiro, Teresa Benedita da Cruz não pôde acompanhar suas irmãs nas eleições do Reichtage (câmara legislativa) por causa de sua origem hebraica. No entanto, à noite alguns homens vão ao convento para levá-la para votar, visto que tinha sido registrada como católica. Naquele momento Edith Stein ainda não tinha sido registrada como “não-ariana”.

A Sra. Augusta Stein fica muito doente, e nesse período sofre ainda mais a ausência de sua filha caçula, Edith.

Em 1º de setembro, Edith Stein conclui a obra Ser finito e eterno.

Em 14 de setembro, festa da Cruz gloriosa, morre sua mãe, na mesma hora em que as carmelitas renovam seus votos. Ela relata ter sentido a presença de sua mãe junto a ela, justo no momento de sua renovação.

Linha do tempo de Edith Stein


Artigos relacionados