Cursos

Elementos espirituais e da Mística Cristã no pensamento de Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz

mística cristã Edith Stein

“O itinerário existencial e acadêmico de Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz nos apresenta uma trajetória de busca pelo conhecimento da estrutura e formação humana a caminho de um Centro mais Profundo, sempre conciliando o dinamismo do mundo externo no acolhimento de sua interioridade como tentativa de se chegar à verdade almejada”. (FERREIRA, 2020, p.60). Nossa autora, nasceu em território prussiano, na cidade de Breslau, hoje Wroclaw, no dia 12 de outubro de 1891, data em que é comemorada pela tradição judaica a festa Yom Kippur — dia do grande perdão. Recebeu de sua mãe Auguste Courant (1849-1936) sustentáculos para o exercício da Fé dos judeus. Observadora do humano e buscadora da verdade, vive algumas crises existenciais que afetam o itinerário de suas atualizações pessoais e acadêmicas.

Na adolescência Edith Stein passa pelo ateísmo. Em 28 de abril de 1911 ingressa na Universidade de Breslau e encanta-se pela Psicologia, mas logo reconhece que essa incipiente ciência estava em “fraldas”. Buscando novas verdades, em 1913, consegue se inserir na Universidade de Göttingen para estudar Filosofia, mais precisamente apreender o método fenomenológico de Edmund Husserl (1859-1938), que já se destacava como Ciência do Rigor. Inserida nas produções do Grupo do Círculo de Gotinga, observa como o fenômeno da fé era discutido e até mesmo praticado por alguns dos integrantes judeus que se converteram ao Cristianismo.

Buscadora da verdade, Edith Stein, ao encontrar na biblioteca de sua amiga protestante Hedwig Corad Martius (1888-1966) o Livro Vida de Teresa de Jesus — leitura que faz ininterruptamente — afirma ter encontrado ali a verdade procurada. Entre 1926 e 1928 realiza uma série de conferências voltadas para o público católico. Em 1932 recebe o convite para lecionar Pedagogia e Antropologia em um Instituto Religioso localizado na cidade de Münster, e neste mesmo ano é convidada para participar de um Congresso Internacional Tomista, realizado em Paris.

Com um caminho acadêmico já promissor, em 14 de outubro de 1933, opta por entrar para o Carmelo Descalço abandonando sua vontade nas mãos amorosas de um Deus Trino. De tudo despojada, sua entrada para a vida monástica é por ela mesma reconhecida como um fecundo desabrochar para as “coisas santificantes”. Em 15 de abril de 1934, Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz recebe o hábito. Seu nome de religiosa Teresa Benedita da Cruz nos revela muito do seu itinerário espiritual, identificação advinda de sua admiração pela espiritualidade Beneditina, pelos ensinamentos espirituais de seus mestres do Carmelo Descalço Teresa de Jesus (1515-1582) e João da Cruz (1542-1591).

Nos seus escritos mais maduros Ser finito e ser eterno e Ciência da Cruz a autora nos apresenta um humano religado à gratuidade do Arquétipo Divino, nos indicando que na alma da alma existe um ponto central de máxima interioridade.

Dessa forma, o conteúdo que vamos abordar no curso “Elementos espirituais e da Mística Cristã no pensamento de Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz” é um recorte do seu fecundo itinerário que culmina na confirmação de que “[…] a alma se consome em reações que bem podem levar a marca de sua individualidade, mas não descansa em sua individualidade”. (STEIN, 2007, v. 3, p. 85, tradução nossa). Ela pode abrir-se à graça “[…] despreocupado de si mesmo — de sua liberdade e de sua individualidade — se fundirá nela”. (STEIN, 2007, v. 3, p. 87, tradução nossa).


Referências

FERREIRA, Soraya Cristina Dias. O humano a caminho de um centro mais profundo: leituras da alma da alma apresentada por Edith Stein e da totalidade psíquica por Jung. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Religião), Pontifícia Universidade católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020

STEIN, Edith. Escritos filosóficos: etapa de pensamiento cristiano, v. 3, [Tradução F. J. Sancho-Fermín et al.] Vitoria: El Carmen; Madrid: Editorial de Espiritualidad; Burgos: Editorial Monte Carmelo, 2007 (Obras Completas). OC


PROPONENTE: Profa. Dra. Soraya Cristina Dias Ferreira. Psicóloga, Doutora e Mestra em Ciências da Religião pela PUC Minas. E-mail: sorayacdferreirapb@gmail.com

CURRÍCULO: http://lattes.cnpq.br/0574945245609185

PROMOÇÃO: ISTA – Instituto Santo Tomás de Aquino

ÁREA TEMÁTICA: Formação Humana

RESUMO DA PROPOSTA: Apresentar e discutir reflexivamente conteúdos autobiográficos e biográficos do itinerário de Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz. Aprimorando o entendimento sobre a linguagem simbólica e a mística vivida pelos seus mestres Teresa de Jesus e João da Cruz vamos buscar compreender as interfaces e os desafios contemporâneos que envolvem o tema: formação, espiritualidade e mística cristã.

OBJETIVOS: Proporcionar aos participantes uma compreensão autobiográfica e biográfica dos fenômenos formativos vividos por Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz. Analisar os elementos que culminam no ápice do desenvolvimento espiritual, conforme a linguagem mística dos seus mestres Teresa de Jesus e São João da Cruz.

JUSTIFICATIVA: Uma vez que a humanidade demonstra estar priorizando conduzir a vida para fora do seu centro mais profundo, e as respostas só podem ser encontradas de dentro para fora, vivemos um momento de retomada da importância da interioridade, para que possamos voltar a refletir sobre o como viver, para que viver e como inovar a vida. Dessa forma, esperamos que os escritos espirituais e místicos de Edith Stein/Teresa Benedita da Cruz nos auxilie no ato do saber cuidar de si, do outro e do universo.