Eventos

A mulher segundo a natureza e a graça em Edith Stein

Aconteceu em Porto Alegre/RS, no sábado 14 de março, no Auditório da Livraria Paulus, a palestra “A mulher segundo a natureza e a graça em Edith Stein”.

A assessoria foi realizada pela psicopedagoga, mestre e doutoranda em Teologia (PUCRS), Prof. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira.

O evento abordou a reflexão sobre a antropologia fenomenológica-teológica a partir da obra da filósofa alemã, Edith Stein (1891-1942).

Inicialmente, apresentou-se a biografia da autora através de imagens e cronologia, mantendo sua integralidade: da origem judaica à vida cristã, a universitária e doutora, a docente e pesquisadora, a intelectual e mística.

A palestra seguiu com os estudos de Edith Stein que interligam a vocação natural e sobrenatural da mulher, aliando natureza e graça, finitude e eternidade. Foi possível discutir a inserção social e eclesial das mulheres, através da fenomenologia do feminino em sua unidade e totalidade: corpo-psique-espírito.

Além disso, divulgou-se as obras traduzidas e publicadas pela Editora Paulus, através da Coleção Obras de Edith Stein; a obra multidisciplinar “Diálogos com Edith Stein”, organizada pelos profs. Miguel Mahfoud e Juvenal Savian Filho e “A formação da pessoa em Edith Stein” de Adair Aparecida Sberga. Comentou-se também sobre o status da pesquisa em Edith Stein no Brasil e citando estudos e livros em língua portuguesa.

Participantes do evento

A mulher segundo a natureza e a graça em Edith Stein

por Patrícia E. de Lima Teixeira Tempo de leitura: 1 min