Grupos de Estudo

Grupo de Estudos de Filosofia Fenomenológica em Edith Stein – GEFFES

Instituição a que está vinculado: Curso de Filosofia do Instituto de Cultura e Arte/ICA da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pessoa (s) responsável (eis):
Ursula Anne-Matthias (Profa. Doutora da Filosofia/UFC)
Maria Inês Castanha de Queiroz (Pós-Graduação da Filosofia/UFC, Doutoranda da profa. Ursula Anne-Matthias).
Karleane Santana de Araújo (Estudante da Graduação em Psicologia/ UFC)

O que motivou a criação do grupo:
Num primeiro momento, alunos da Filosofia e da Psicologia se mostraram interessados no estudo dos tema da Empatia e da Pessoa humana em Edith Stein. Posteriormente, cresceu o interesse pelo estudo de outras obras desta filósofa, mantendo-se a demanda pela compreensão da Antropologia Filosófica de Edith Stein e seus fundamentos.

Histórico

Inicialmente, no ano de 2016, os estudantes José Elias do Nascimento (Filosofia, Universidade Federal do Ceará/UFC), Demartone Oliveira (Psicologia, Universidade Estadual do Ceará/UECE, atualmente Letras/UFC) e Karleane Santana (Psicologia, Universidade Estadual do Ceará/UECE, atualmente Psicologia/UFC) procuraram a Profª. Drª. Ursula Anne- Matthias, do Curso de Filosofia/UFC, mostrando o interesse no estudo da obra da filósofa Edith Stein.

Assim, ávidos por conhecer e aprofundar os estudos na referida autora e com a orientação da professora organizaram-se e formaram o Grupo de Estudos em Edith Stein, com o objetivo de favorecer o estudo e unir aqueles que desejam conhecer a obra steiniana.

O primeiro encontro do grupo ocorreu no dia 10 de maio de 2016, em Fortaleza, tendo perdurado até o término do ano. Os encontros ocorriam quinzenalmente de forma presencial, às terças-feiras, das 16h às 18h, no Instituto Cultura e Arte (ICA)/UFC. Neste primeiro ano o grupo contou com a participação de 9 pessoas e reuniu alunos de Filosofia/UFC, Psicologia/UECE e UNIFOR, além de outros representantes da comunidade em geral interessados no tema.

Em 2017, o Grupo de Estudos Edith Stein cresceu com a entrada de Maria Inês Castanha de Queiroz, doutoranda da Filosofia/UFC com pesquisa em Edith Stein, além de alunos de Graduação em Filosofia/UFC, Psicologia/UECE e Psicologia/UFC, Engenharia de Pesca/ UFC como também pessoas graduadas em Direito, Letras e Teologia, totalizando a participação de 15 pessoas.

No primeiro semestre os encontros continuaram às terças-feiras, quinzenalmente, das 15h às 17h, no ICA. No segundo semestre de 2017 as atividades do grupo se deram às quintas-feiras, quinzenalmente, das 18h às 20h, sendo realizadas no mesmo local.

Nestes dois primeiros anos, o estudo focalizou a obra Zum Problem der Einfühlung (O problema da Empatia), a tese de doutorado de Edith Stein. Como metodologia para o estudo, os capítulos da obra foram previamente divididos entre os membros e apresentados no grupo a fim de favorecer o compartilhamento entre os demais e enriquecer o debate. As apresentações dos capítulos ao grupo eram supervisionados pela Profª. Drª. Ursula Anne-Matthias.

No ano de 2018, o Grupo de Estudos em Edith Stein passou por reformulações, ampliações e nomeado como GEFFES – Grupo de Estudos de Filosofia Fenomenológica em Edith Stein. A partir de palestra sobre a Antropologia Filosófica steiniana realizada pela doutoranda Maria Inês Castanha de Queiroz em Rio Branco na Universidade Federal do Acre/UFAC em novembro de 2017, vários alunos mostraram interesse e a demanda pelo estudo.

No ano de 2018, o GEFFES se dedicou ao estudo da obra Der Aufbau der menschlichen Person (A constituição da pessoa humana [tradução livre]).
O grupo expandiu-se com a conexão via internet, contando com a participação de 32 pessoas (da graduação, pós-graduação e profissionais) das áreas: Filosofia, Psicologia, Pedagogia, Teologia, Direito, Letras, Administração, Geografia, Serviço Social e Terapia Ocupacional às quartas-feiras, quinzenalmente, das 18h às 20h.
Esta abertura proporcionada pela conexão virtual para pessoas de outras cidades possibilitou a integração de alunos e professores de diversos estados: além da UFC, UECE, UNIFOR e Faculdade Católica de Fortaleza no Ceará; temos a presença de integrantes do curso de Filosofia da UFAC (Universidade Federal do Acre, em Rio Branco); da Geografia da UNIR (Universidade de Rondônia, em Porto Velho); da Filosofia da UFPB (Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande); da Psicologia da UNIFEMM (Centro Universitário de Sete Lagoas, MG; da Filosofia do Seminário Maria Mater Ecclesiae, Itapecerica da Serra, SP.
Atualmente, a conexão virtual tem contemplado pessoas das cidades de Fortaleza, Rio Branco, Porto Velho, Natal, Campina Grande, São Paulo, Divinópolis e Sete Lagoas.

Textos trabalhados:
2016: – Zum Problem der Einfühlung (O problema da empatia);
2017: – Finalização de Zum Problem der Einfühlung (O problema da empatia);
– Início de Freiheit und Gnade und weitere Texte zu Phänomenologie und Ontologie (Natureza e Graça e outros textos sobre Fenomenologia e Ontologia);

2018: – Finalização de Freiheit und Gnade und weitere Texte zu Phänomenologie und Ontologie (Natureza e Graça e outros textos sobre Fenomenologia e Ontologia);
Was ist Phänomenologie? (O que é Fenomenologia?)
Der Aufbau der menschlichen Person (A constituição da pessoa humana [tradução livre]).

2019: – Beiträge zur philosophischen Begründung der Psychologie und der Geisteswissenschaften (Contribuições para a Fundamentação Filosófica da Psicologia e das Ciências do Espírito).

O grupo está aberto para outros participantes, inclusive de outras cidades, pois realizamos os seminários no modo on-line.

Meio de contato:
Enviar mensagem para o e-mail: geedithstein@gmail.com
No campo Assunto colocar: Inscrição para GEFFES
Informar os seguintes dados: Nome Completo, Formação, Profissão, Instituição de Ensino (Estudantes), e-mail, Celular (Número Whatsapp), Município e Estado onde reside.