EventosVídeos

Entrevista sobre o V Simpósio Internacional de Fenomenologia

Por Manuele Porto Cruz

A ida ao programa “Além da Notícia” da TV Canção Nova foi uma experiência diferente e engrandecedora. Eu e mais 3 colegas pudemos falar um pouco mais sobre Edith Stein: filósofa, teóloga e santa, para um público de todo o Brasil.

O entrevistador Ronaldo nos conduziu a três temas principais, que corresponderam a três blocos do programa. No primeiro bloco pudemos falar um pouco da vida de Edith Stein, especialmente aspectos de sua vida profissional e acadêmica, sua conversão e posterior entrada no Carmelo, seu martírio e sua canonização.

No segundo bloco falamos mais dos aspectos relacionados à questão da mulher, que foi tão abordado pela filósofa. Pudemos traçar um paralelo com os nossos dias, tocando em temáticas como o feminismo e ideologia de gênero. Também foi possível nesse momento falar um pouco mais do nosso site, que é encabeçado por várias mulheres que pesquisam Edith Stein.

No último bloco falamos sobre a influência da autora na área acadêmica, destacando que nos dias de hoje podemos vê-la a partir de uma perspectiva interdisciplinar, pois existem pesquisadores de diversas áreas (psicologia, filosofia, história, pedagogia, teologia, dentre outras) interessados em estudá-la. Essa abordagem então conduziu-nos a refletir sobre o jovem cristão na universidade nos nossos dias, que pode utilizar-se dos ensinamentos de Edith Stein para combater o relativismo e a cultura do descartável, tão presente nesse ambiente.

Assim, por fim, como proposta real para reflexão dessas questões, fizemos a todos o convite para o V Simpósio Internacional Edith Stein, a ser realizado nos dias 28 a 30 de agosto na Universidade de Brasília.


Você pode assistir a entrevista completa pelo canal do Além da Notícia:

Além da Notícia – bloco 1
Além da Notícia – bloco 2
Além da Notícia – bloco 3

Veja também: