Lançamento de livros no V Simpósio Internacional de Fenomenologia

Novas publicações em português serão lançadas em agosto no V Simpósio Internacional de Fenomenologia que acontecem de 28 a 30 de agosto de 2019. Uma delas é a obra Origens da Fenomenologia de Carlos Vargas, que expõe o modo como Husserl desenvolveu suas ideias, inicialmente matemáticas e lógicas e, posteriormente, fenomenológicas; por outro lado, é um livro que apresenta as fases do pensamento husserliano sem, no entanto, dividi-lo enquanto pensador. O livro mostra como se desenvolveram as ideias de Husserl no que se refere à matemática e à lógica para, a partir daí, compreender onde se originam as noções fenomenológicas deste grandioso pensador. (texto de: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/origens-da-fenomenologia/)

Textos sobre Husserl e Tomás de Aquino, é um conjunto dos textos em que Edith Stein apresenta a fenomenologia de Edmund Husserl e o pensamento de Santo Tomás de Aquino, principalmente dos textos em que a filósofa coteja o pensamento dos dois autores. Alguns textos foram escritos por Edith Stein para divulgação filosófica; outros, para investigação acadêmica. Todos permitem visualizar sua maneira de entender Husserl e Tomás, mas dão sobretudo a conhecer a conjugação entre ambos no espírito de Edith Stein. Também são uma excelente ferramenta para conhecer a posição da filósofa em relação ao tomismo e à sua maneira de articular fenomenologia e metafísica.

Os textos foram traduzidos por Márcia Sá Cavalcante Schuback, professora da Universidade de Södertörn (Finlândia); Úrsula Anne Mathias, professora da Universidade Federal do Ceará; Enio Giachini, professor da Faculdade São Boaventura; Gilfranco Lucena dos Santos, professor da Universidade Federal da Paraíba; Juvenal Savian Filho, professor da Universidade Federal de São Paulo.

A outra obra é o primeiro livro da Coleção Obras de Edith Stein, editora Paulus, Vida de uma família judia e outros escritos autobiográficos. Apesar de não serem os primeiros escritos de Edith Stein, eles dão acesso aos momentos mais decisivos de sua experiência no cruzamento das duas tradições culturais e religiosas: o judaísmo e o cristianismo. Os textos foram traduzidos por Maria do Carmo Ventura Wollny e Renato Kirchner e a revisão da tradução e técnica de Juvenal Savian Filho. Link para adquirir o livro: https://www.paulus.com.br/loja/vida-de-uma-familia-judia-e-outros-escritos-autobiograficos_p_4772.html

De acordo com os organizadores do evento outras novas publicações em português serão lançadas no V Simpósio Internacional de Fenomenologia. Publicaremos mais informações assim que estiverem disponíveis.

Para mais informações sobre o simpósio acesse: https://vsimposio.edithstein.com.br/