EventosLivros

I Seminário Internacional – Teologia, Educação e Gênero

Grande participação online e excelentes contribuições aconteceram no I Seminário Internacional -Teologia, Educação e Gênero, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Teologia da Pontifícia Universidade Católica em parceria com o Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, com sede em Roma.

Em tempos pandêmicos, em que os vínculos, as relações humanas, parecem se enfraquecer, estes momentos, mesmo que virtuais, renovam nossa empatia, nossa alegria de poder contar sempre com a generosidade e a grande maestria da Profa. Dra. Angela Ales Bello, sobre temas da filosofia contemporânea, temas que envolvem teologia, educação, psicologia. Em sua apresentação, a Profa. Dra. Angela nos presenteia sobre um tema muito interessante: Tutta Colpa de Eva? (A culpa é toda de Eva?) Uma reflexão que trata da relação entre antropologia e religião – indo do feminismo até a teoria de gênero.

A Professora Angela Ales Bello é professora emérita de História da Filosofia Contemporânea da Faculdade de Filosofia da Pontificia Università Lateranense di Roma, Itália. É docente italiana e também filósofa, fundadora e diretora do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, com sede em Roma.

Especializou-se em Filosofia na Universidade Sapienza de Roma, dedicou-se sobretudo ao aprofundamento da fenomenologia de Husserl, estudando também outros autores da escola fenomenológica, especialmente os alemães. Nesse contexto, ela analisou o pensamento de mulheres filósofas que se formaram no chamado Círculo de Göttingen , entre elas Edith Stein (1891-1942), da qual Ales Bello é uma das mais importantes especialistas, e Hedwig Conrad-Martius (1888-1966). Ales Bello editou a edição completa para Città Nuova Editrice das obras de Edith Stein em italiano. Publicou ensaios e artigos especializados sobre pensamento fenomenológico. Podemos dizer que é uma das mais renomadas pesquisadoras do pensamento de Edith Stein.

Ales Bello também é professora visitante em algumas universidades estrangeiras, dentre as quais no Brasil, onde vem atuando desde 2000, com o apoio da Irmã Jacinta Garcia Turolo.

A palestra teve a tradução da professora Maria Cecilia Parise, mestre em História da Filosofia pela Universidade de Paris I – Sorbonne ; Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Foi por 14 anos Professora de Fenomenologia e filosofia da religião no Seminário Maria Mater Ecclesiae, SP. Em 2019, fundou com mais três colegas o site edithstein.com.br, e atualmente ministra cursos em sua empresa, que tem por objetivo divulgar o pensamento de Edith Stein: Chouette cursos e educação. Áreas de pesquisa: fenomenologia de Hegel, fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein, antropologia filosófica, personalismo, fenomenologia da religião, fé e razão.

(Vídeo publicado no canal Clelia Peretti)

Autor

  • Maria Cecília Isatto Parise

    Mestre em História da Filosofia pela Universidade de Paris I – Panthéon/Sorbonne – A bela alma na Fenomenologia do Espírito de Hegel; Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – As colorações da alma na análise da pessoa humana segundo Edith Stein; Professora de Filosofia do Seminário Maria Mater Ecclesiae, SP. Áreas de pesquisa: fenomenologia de Hegel, fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein, antropologia filosófica, personalismo, fenomenologia da religião, fé e razão.