EventosLivros

I Seminário Internacional – Teologia, Educação e Gênero

Grande participação online e excelentes contribuições aconteceram no I Seminário Internacional -Teologia, Educação e Gênero, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Teologia da Pontifícia Universidade Católica em parceria com o Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, com sede em Roma.

Em tempos pandêmicos, em que os vínculos, as relações humanas, parecem se enfraquecer, estes momentos, mesmo que virtuais, renovam nossa empatia, nossa alegria de poder contar sempre com a generosidade e a grande maestria da Profa. Dra. Angela Ales Bello, sobre temas da filosofia contemporânea, temas que envolvem teologia, educação, psicologia. Em sua apresentação, a Profa. Dra. Angela nos presenteia sobre um tema muito interessante: Tutta Colpa de Eva? (A culpa é toda de Eva?) Uma reflexão que trata da relação entre antropologia e religião – indo do feminismo até a teoria de gênero.

A Professora Angela Ales Bello é professora emérita de História da Filosofia Contemporânea da Faculdade de Filosofia da Pontificia Università Lateranense di Roma, Itália. É docente italiana e também filósofa, fundadora e diretora do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, com sede em Roma.

Especializou-se em Filosofia na Universidade Sapienza de Roma, dedicou-se sobretudo ao aprofundamento da fenomenologia de Husserl, estudando também outros autores da escola fenomenológica, especialmente os alemães. Nesse contexto, ela analisou o pensamento de mulheres filósofas que se formaram no chamado Círculo de Göttingen , entre elas Edith Stein (1891-1942), da qual Ales Bello é uma das mais importantes especialistas, e Hedwig Conrad-Martius (1888-1966). Ales Bello editou a edição completa para Città Nuova Editrice das obras de Edith Stein em italiano. Publicou ensaios e artigos especializados sobre pensamento fenomenológico. Podemos dizer que é uma das mais renomadas pesquisadoras do pensamento de Edith Stein.

Ales Bello também é professora visitante em algumas universidades estrangeiras, dentre as quais no Brasil, onde vem atuando desde 2000, com o apoio da Irmã Jacinta Garcia Turolo.

A palestra teve a tradução da professora Maria Cecilia Parise, mestre em História da Filosofia pela Universidade de Paris I – Sorbonne ; Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Foi por 14 anos Professora de Fenomenologia e filosofia da religião no Seminário Maria Mater Ecclesiae, SP. Em 2019, fundou com mais três colegas o site edithstein.com.br, e atualmente ministra cursos em sua empresa, que tem por objetivo divulgar o pensamento de Edith Stein: Chouette cursos e educação. Áreas de pesquisa: fenomenologia de Hegel, fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein, antropologia filosófica, personalismo, fenomenologia da religião, fé e razão.

(Vídeo publicado no canal Clelia Peretti)

Autor

  • Maria Cecília Isatto Parise

    Maria Cecilia Isatto Parise possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em História da Filosofia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo na linha de pesquisa "Metafísica, Ciência e Linguagem". É professora palestrante e membro do Conselho consultivo da Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Pública de SP. Professora convidada pelo departamento de pós-graduação em Teologia da PUCSP, onde ministra disciplinas no curso de extensão em teologia e ensino religioso. É cofundadora e cogestora do site edithstein.com.br. – Estudos Integradores da Pessoa Humana. Fundadora e diretora da Chouette Cursos e Educação. Membro do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche de Roma.
    Membro, no Brasil, dos Grupos de Pesquisa: GT Edith Stein e o Círculo de Gotinga. O pensamento de Edith Stein da Universidade federal de São Paulo; Grupo de Estudos de Filosofia Fenomenológica de Edith Stein, da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em ética e idealismo alemão - especialmente em Georg Friedrich Hegel, e no pensamento contemporâneo - especialmente na fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein. Atua principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia, antropologia filosófica, fé e razão. Investiga os temas: liberdade, subjetividade e intersubjetividade, relação da pessoa humana com Deus, identidade e gênero. É coautora do livro Masculino e Feminino na Fenomenologia de Edith Stein publicado em 2020, além da participação na produção de outros livros e da publicação de artigos acadêmicos na área da Filosofia. Atua também como tradutora para o português de textos e conferências dos fenomenólogos: Profa. Dra. Angela Ales Bello e o Prof. Dr. Éric de Rus.

    Ver todos os posts