Informações

Site edithstein.com.br completa um ano

O site edithstein.com.br está em festa! Em julho comemoramos 1 ano de existência. De lá pra cá percebemos, pelos acessos, que o site cresceu, bem como o interesse das pessoas em estudar Edith Stein: uma filósofa em busca da verdade.

Há exatamente doze meses aconteciam as primeiras conversas e primeiras reuniões sobre a criação do site. Éramos três mulheres que sonhávamos juntas: Maria Cecília Isatto Parise, Maria Alice Soares de Castro e eu, Jakeline de Oliveira Cordeiro. Logo outras três se juntaram a nós: Suzana Filizola Brasiliense Carneiro, Patrícia Teixeira e Manuele Porto Cruz. Depois uma outra doutora e pesquisadora em Edith Stein se uniu a nós: Magna Celi Mendes da Rocha.

A produtora Rede Plene Mariae, nas pessoas de Maria Alice e Jakeline, seriam responsáveis para desenvolver e administrar o site; as outras professoras, oriundas de diferentes áreas do conhecimento – filosofia, psicologia, pedagogia, teologia e ciências da religião –, todas especialistas e pesquisadoras em Edith Stein, seriam responsáveis pela a curadoria do conteúdo.

“É impressionante notar neste período o alcance do site e o interesse das pessoas … seguimos firmes nesta iniciativa” foi uma das frases que ouvimos da Patrícia Teixeira (após a leitura do relatório de acessos).

O nosso maior propósito é divulgar as pesquisas, publicações e eventos que envolvam a temática: fenomenologia em Edith Stein, especialmente a sua antropologia, para se tornar um site referência no conteúdo.

“Procurar ser protagonistas e não vítimas da globalização” Maria Cecília (apud Bento XVI in Caritas in Veritate). “Se temos amigos e família em outros países e falamos para eles do site, eles, acessando e gostando, vão compartilhar com outras pessoas e assim por  diante. Ad infinitum! Uma ótima oportunidade para a graça de Deus agir por meio das redes sociais.”

Para mim, particularmente, tem sido uma experiencia ímpar: o que mais me impressionou neste tempo foi ver o quanto Edith Stein tem sido buscada, pesquisada e estudada aqui no Brasil e no mundo, e como ainda precisamos divulgar e propagar os seus escritos.

Conheci muitos pesquisadores, apagados pela grande mídia, que dedicam suas vidas a estudar esta grande mulher, muitas vezes esquecida pela Academia. Tantos grupos de pesquisa e de estudo descobri ao irmos atrás de informações para o site. Mesmo sem nunca vê-los pessoalmente, já nos consideramos amigos.  O espírito é de muita amizade e colaboração, uma verdadeira corrente que se cria por meio do vínculo ao método fenomenológico.

Ouvi de uma de minhas amigas ao estudar Edith: “não sei dizer o que significa a fenomenologia, mas a tenho vivido na prática”.  Posso dizer, com toda certeza, que Edith Stein une as pessoas e nos faz querer viver a vida como ela se apresenta a cada um de nós.

Para comemorar nosso primeiro ano e a proximidade da data em que fazemos memória da morte de Santa Benedita Tereza da Cruz (Edith Stein) – o dia nove de agosto – apresentamos algumas “surpresinhas”:

1- Vídeo exclusivo com Angela Ales Bello

2- Novena a Santa Edith Stein

Uma oração de nove dias pedindo a intercessão de Edith Stein – Santa Teresa Benedita da Cruz, memória em 9 de agosto:

3- Loja virtual

Com grande alegria que anunciamos em breve nossa loja virtual estará disponível para a venda de livros exclusivos on-line, com preços acessíveis!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Jakeline de Oliveira Cordeiro
Rede Plene Mariae