Livrossobre Edith Stein

Verdade, Saber e Poder na Filosofia da Idade Média

Acaba de ser publicado o livro Verdade, Saber e Poder na Filosofia da Idade Média pela Editora CRV-Curitba, organizado por Nilo César Batista da Silva.

Esse livro é uma coletânea de textos de Filosofia produzidos por pesquisadores em diferentes contextos de pesquisa nas diversas universidades brasileiras. Pretende oferecer ao leitor uma breve reflexão em atenção a um problema basilar para a História da Filosofia Medieval, a saber, o tema da Verdade e sua relação com o Saber e o Poder.

No capítulo 10 a professora Ursula Anne Matthias escreve sobre “A importância de Ente et essentia para Ser Finito e Ser Eterno de Edith Stein”. A profa. Ursula é pesquisadora e docente na Universidade do Ceará atua nos temas: introdução à filosofia, filosofia medieval, antropologia fenomenologia, Edith Stein, metafísica, ética e filosofia da religião).


[editado em 27/12/19] É possível baixar o artigo da Profa. Dra. Ursula Anne Mathias ( disponibilizado pela autora), que compõe um capítulo desse livro, preenchendo o formulário abaixo:

    Por favor, prove que você é humano selecionando Uma chave.


    Os ensaios compilados nesta obra foram escritos de forma clara e acessível, em que cada autor foi cerzindo suas investigações no percurso meditativo e reflexivo das principais doutrinas filosóficas da tradição medieval, passando por vários clássicos, como Santo Agostinho, Santo Anselmo, Mestre Eckhart e Tomás de Aquino. Torna-se importante dizer que o intuito ao organizar este livro não foi apenas pretender demonstrar a existência de sistemas e doutrinas sobre as noções de Verdade, Conhecimento e Vida Política na Idade Média, mas, sobretudo, exercitar o leitor na exegese hermenêutica de textos latinos, considerados de imensa relevância para nos auxiliar na compreensão das estruturas da realidade do pensamento humano vigente. Também, é relevante notar que o leitor poderá identificar uma alteridade da Verdade implícita na escrita dos textos, ou seja, cada escritura implica na experiência do autor com o pensamento da tradição em que pode e deve ser interpretado por diversas abordagens, mas sem nunca perder o fio condutor de onde emerge a questão, a saber, que além da verdade lógica imbricada na tessitura da linguagem deve existir, certamente, uma verdade ontológica, a qual determina a essencialidade de cada ser na sua relação com o Criador.

    O livro pode ser adquirido através do site: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33868-verdade-saber-e-poder-na-filosofia-da-idade-media disponível também em versão digital.

    Verdade, Saber e Poder na Filosofia da Idade Média

    por site Edith Stein Tempo de leitura: 2 min