Newsletter

Novidades de janeiro a março de 2020

No primeiro sábado de março de 2020, enquanto não existia nenhum óbito decorrente da COVID 19 no Brasil, casos bem escassos e ainda transitávamos livremente nas ruas, parques, universidades e aeroportos do país, tivemos a feliz oportunidade de organizar e vivenciar um belíssimo evento na PUC-SP, em homenagem ao dia das mulheres. O evento foi organizado em parceria com a Pastoral Universitária da PUC-SP, Associação Filhos da Luz e o Site Edith Stein.

Inspiradas pela vida e obra de Edith Stein, intelectual atenta às questões práticas e do cotidiano, resolvemos abordar questões que desafiam inúmeras mulheres na atualidade, e possíveis soluções para tais questões. A questão de fundo era a busca da unidade interior do ser feminino em seus múltiplos papéis sociais, visando a superação de uma vivência fragmentada e superficial do ser mulher.

A programação contou com mesas redondas e workshops, com a presença de autoridades nos assuntos propostos, apresentação teatral, exposição artística sobre literatura feminina e diversos estandes de entidades que mantém trabalhos ligados à mulher.  Nessa newsletter compartilharemos alguns registros desse encontro. Desejamos que a leveza e profundidade daquele encontro alcance sua vida no dia de hoje.

Por meio de relatos da vida e obra de Edith Stein, as autoras apresentaram a possibilidade de unir a vocação específica da mulher, respeitando as diferenças e particularidades do ser feminino. A antropologia steiniana considera a natureza da mulher e sua missão sobrenatural nos diferentes contexto e ambientes.

Veja os vídeos dos workshops!

Próximo evento: Dia 08/08/2020 das 9h às 12h está previsto um evento na PUC-SP  sobre a visão educativa e formativa em Edith Stein. O evento terá como tema: “Educar para a eternidade”. Maiores informações na próxima newsletter.

Agradecimentos: Rede Plene Mariae Produções


A mulher segundo a natureza e a graça em Edith Stein

[por Patrícia E. de Lima Teixeira]
Aconteceu em Porto Alegre/RS, no sábado 14 de março, no Auditório da Livraria Paulus, a palestra “A mulher segundo a natureza e a graça em Edith Stein”. A assessoria foi…

O que Edith Stein tem a nos ensinar na crise do coronavírus?

[por Maria Cecília Isatto Parise]
Em outubro de 2014 defendi, pela UNIFESP, a minha dissertação sobre o conceito de alma em Edith Stein, procurando entender um pouco do percurso que ela fez para compreender o…

Obras para download gratuito

O The Open Commons of Phenomenology é uma plataforma digital, um projeto internacional de pesquisa cuja missão é hospedar textos, documentos e imagens e fornecer acesso gratuito a obras fenomenológicas,…

Edith Stein inspira as mulheres a assumir os desafios do tempo presente

Edith Stein vivenciou tempos sombrios, situações-limite. Sabemos que em tempos de crises profundas, é necessário separar o essencial do acessório, o que é precioso do que é vil. Por meio…

Escritos inéditos de Edith Stein são apresentados em Madri

Um novo volume das obras completas de Edith Stein foi apresentado na paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na última semana de fevereiro por Milagros Muñoz, membro da Associação Alemã…

Novidades de janeiro a março de 2020

por site Edith Stein Tempo de leitura: 2 min