Seminários Investigativos: a clínica e a escolaridade

Instituição a que está vinculado:
Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon – Instituto de Psicologia (IPUSP)

Pessoa (s) responsável (eis):
Prof. Dr. Gilberto Safra e Profa. Dra. Sonia Maria Parente.

O que motivou a criação do grupo:
Analisar as implicações das mudanças nas configurações familiares e no modelo educacional para a clínica contemporânea e o cuidado de crianças e adolescentes. As reuniões são quinzenais e ocorrem as sextas-feiras, na sala 22, do bloco F do Instituto de Psicologia.

Histórico:
Há dois momentos do grupo. O primeiro, no período de outubro de 2015 até início de 2017, contou com a participação de 08 pessoas (psicólogos, sociólogo, professores e pós-graduandos em psicologia). O material estudado foi o seguinte:

  • A Visão Educativa de Edith Stein, de Éric de Rus
  • Hermenêutica na situação clínica: o desvelar da singularidade pelo idioma pessoal de Gilberto Safra.
  • DVDs – Aulas de Gilberto Safra:
    – DVD1 Porque estudar Edith Stein e DVD2–Implicações para a prática clínica, pedagógica e para as ciências humanas da Série Fundamentos do Pensamento de Gilberto Safra.
    – DVD – Edith Stein, a estrutura da pessoa humana: epistemologia da Série Contribuições dos Grandes Místicos para a Prática Clínica.

Foram realizados também 02 encontros temáticos:
– Refletindo sobre situações limites do cotidiano profissional
– Refletindo sobre ética e técnica em intervenções grupais

No segundo momento, a partir de 2018, nosso objetivo é repensar a educação e a clínica com base na visão educativa de Edith Stein aprofundando o estudo do livro A estrutura da pessoa humana em diálogo com Winnicott e Gilberto Safra.
No mês de junho também foi realizada a Mesa Redonda: “Reflexão histórica sobre o cuidado de crianças e adolescentes em situação de risco”.

Participantes do grupo:

  1. Heloisa K. Porto Alegre (Psicóloga)
  2. Marcelo Cabral  (Sociólogo)
  3. Sandra A  B. Palma Clemente (Psicóloga)
  4. Maria Beatriz Mazzolini (Psicóloga)
  5. Luiz Claudio Bido (Psicólogo)
  6. Soraya Bido (Psicóloga)
  7. Carmen Silvia Nogueira  Psicóloga)
  8. Maria Cecília Isatto Parise (Filósofa)
  9. Gabriela Bal (Terapeuta e eutonista)
  10. Sonia Maria Parente (Psicóloga e coordenadora do grupo)

No momento, o grupo não está aberto.

Contatos:
Luiz Claudio Bido: bido.282828@gmail.com
Sonia Maria Parente: smparente@terra.com.br

Autor

  • Bacharel em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em História da Filosofia pela Universidade de Paris I Panthéon/Sorbonne. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora da pós-graduação de Antropologia fenomenológica e teológica de Edith Stein do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro (UniÍtalo). Professora palestrante e membro do Conselho consultivo da Oficina Municipal Escola de Cidadania e Gestão Pública, SP. Membro do Centro italiano di Ricerche Fenomenologiche (C.I.R.F.), Roma. Pesquisadora e membro do Grupo de Pesquisa Edith Stein e o Círculo de Gotinga (UNIFESP), do Grupo de Pesquisa Introdução ao pensamento de Edith Stein (UniÍtalo) e do Grupo de Estudos de Filosofia Fenomenológica em Edith Stein (GEFFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Cofundadora e cogestora do site edithstein.com.br e da página no Instagram avidadeedithstein. Fundadora e diretora da Chouette Cursos e Educação. Tradutora do francês e do italiano, especialmente de textos e conferências que se relacionam com a fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein. Atua principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia, antropologia filosófica, fé e razão. Investiga os temas: liberdade, subjetividade e intersubjetividade, relação da pessoa humana com Deus, fé e razão na linha do tempo, identidade e gênero.

    Ver todos os posts

Veja também

Artigos relacionados