LivrosPedagogia

A Arte de Educar por uma Pedagogia Empática em Edith Stein

Autoras: Clélia Peretti e Vera Fátima Dullius
Editora Prismas

No livro A Arte de Educar por uma Pedagogia Empática em Edith Stein perpassam diferentes enfoques referentes a educação, a empatia e a formação do ser humano em suas diferentes dimensões. Para Edith Stein (1891-1942), a formação visa o processo integral do ser humano, a educação como processo educativo se enraíza na interioridade. Todo e qualquer ser humano necessita da relação com o outro para acessar o mundo da cultura.

As questões educativas são complexas e difíceis de serem resolvidas nos dias atuais, mas são também aquelas que mais empenham em qualidade de mães, pais, educadores, cidadãos, homens e mulheres. Os novos paradigmas educacionais nos últimos cinquenta anos, aprisionaram mentes de educadores e educandos e mudaram a relação com o mundo e com os outros seres humanos. A introdução de novas tecnologias e o acesso ao incremento do saber, os avanços tecnológicos, embora instigantes não conseguem responder a todas as perguntas e os desafios que assolam a humanidade. Deste modo, a empatia assume particular importância no ato educativo. A empatia propicia a capacidade de adentrar-se na experiência do outro, é uma das vias que mais permite a compreensão do universo interior do outro e favorece um processo de acompanhamento formativo. A empatia revela a capacidade de transcender a si mesmo e a sua própria condição. O gesto educativo empático faz crescer cada pessoa em si e a própria comunidade, possibilitando o exercício de uma pedagogia humanizadora, onde um pode participar da vivência do outro e dialogar mesmo com as diferenças. Esse livro recolhe reflexões de diferentes estudiosos em âmbito nacional e internacional do pensamento da filósofa e educadora Edith Stein. É um convite para apreciar sua obra, de modo particular seu itinerário filosófico-antropológico e a sua paixão pela formação do ser humano.

A Arte de Educar por uma pedagogia empática com Edith Stein
Link para compra aqui.

Autores

  • Maria Cecília Isatto Parise

    Maria Cecilia Isatto Parise possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em História da Filosofia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo na linha de pesquisa "Metafísica, Ciência e Linguagem". É professora palestrante e membro do Conselho consultivo da Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Pública de SP. Professora convidada pelo departamento de pós-graduação em Teologia da PUCSP, onde ministra disciplinas no curso de extensão em teologia e ensino religioso. É cofundadora e cogestora do site edithstein.com.br. – Estudos Integradores da Pessoa Humana. Fundadora e diretora da Chouette Cursos e Educação. Membro do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche de Roma.
    Membro, no Brasil, dos Grupos de Pesquisa: GT Edith Stein e o Círculo de Gotinga. O pensamento de Edith Stein da Universidade federal de São Paulo; Grupo de Estudos de Filosofia Fenomenológica de Edith Stein, da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em ética e idealismo alemão - especialmente em Georg Friedrich Hegel, e no pensamento contemporâneo - especialmente na fenomenologia de Edmund Husserl e Edith Stein. Atua principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia, antropologia filosófica, fé e razão. Investiga os temas: liberdade, subjetividade e intersubjetividade, relação da pessoa humana com Deus, identidade e gênero. É coautora do livro Masculino e Feminino na Fenomenologia de Edith Stein publicado em 2020, além da participação na produção de outros livros e da publicação de artigos acadêmicos na área da Filosofia. Atua também como tradutora para o português de textos e conferências dos fenomenólogos: Profa. Dra. Angela Ales Bello e o Prof. Dr. Éric de Rus.

    Ver todos os posts
  • cecilia